Sessão movimentada em Orleans tem debates sobre merenda escolar, presença do Lions e análise de projetos importantes

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada na noite de segunda-feira (19), foi marcada por discussões acaloradas. A tribuna contou com falas da 2ª vice-governadora do Lions Clube de Orleans e do nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Marlon Martins Freitas.
Malon Martins Freitas esclareceu pontos relacionados ao processo de licitação da merenda escolar principalmente sobre as frutas e ao pedido de inclusão de algumas delas por vereadores em projeto. (assista no vídeo abaixo).
Além dos temas da tribuna, a Ordem do Dia trouxe projetos relevantes para análise e votação:
- Projeto de Lei Complementar nº 0008/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Agro 360 – Produção Valorizada, com foco em incentivar a produção agropecuária local.
- Projeto de Lei Complementar nº 0009/2025, que altera o vencimento básico, a jornada de trabalho e o código de ocupações dos cargos de motorista socorrista do SAMU e técnico em enfermagem socorrista.
- Projeto de Lei Complementar nº 0010/2025, que cria vagas para médicos e enfermeiros da Saúde da Família, ajustando o anexo da Lei Complementar nº 2.155/2007.
- Projeto de Lei nº 0029/2025, que ratifica as alterações no contrato do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da AMREC (CISAMREC).
Também foi aprovado, a partir de requerimento do vereador Osvaldo Cruzetta, a inclusão na pauta do Projeto de Lei nº 032/2025, que autoriza o município a firmar parceria com a Fundação Hospitalar Santa Otília por meio de termo de fomento.
Entre as indicações apresentadas pelos vereadores, destacam-se:
- Leandro Martins solicitou a implantação de internet rural em comunidades do interior e a substituição de lâmpadas comuns por LED em localidades próximas ao distrito de Pindotiba.
- Genaina Coan pediu a instalação de faixas elevadas próximas aos postos de saúde dos bairros São Francisco, São Roque e São Donato, visando mais segurança aos pedestres.
- Joel Cavanholi apresentou duas indicações: a instalação de uma lombada com sinalização na Rodovia Geral de o à comunidade de Rio Novo e a pintura de faixas e colocação de placas de sinalização nesse mesmo trecho recentemente asfaltado.
